SEO no Blogger: Use as ferramentas de SEO nas postagens

SEO no Blogger: Use as ferramentas de SEO nas postagens

No post anterior eu mostrei para vocês como ativar o SEO no blogger. Hoje vamos continuar neste assunto, e eu irei mostrar para vocês tudo que é importante para um SEO em cada post. Afinal, ativar o SEO de cada post é ainda mais importante do que o do próprio blog.

Mas não podemos começar esse assunto no post. Pois tudo começa antes. Quando você seleciona as imagens que irão no post. Para um bom desempenho da sua postagem em qualquer visualizador, ele precisa abrir rapidamente, principalmente em celulares (3G sabe como é né?!). Isso quer dizer que as imagens que estarão nesta postagem precisam ser otimizadas.

O que são imagens otimizadas?

A imagem ou foto otimizada, nada mais é do que ter tamanho para web. Quando você bate uma foto, geralmente ela tem 1 mega (exemplo) de tamanho. Para a web esse tamanho é extremamente grande. O bom é que ela tenha no máximo 300 kb (1 mega são 1000 kb). Você nunca deve postar uma imagem vinda direta da câmera.

Então o que fazer para diminuir o peso da imagem sem tirar qualidade?

Existem sites que fazem esse trabalho para a gente. O que mais utilizo é o Optimizilla. Ele é muito fácil de usar. Basta você enviar a imagem que você quer usar, ele irá carregar e otimizar ela. Depois, ele gera um arquivo da imagem com peso menor para você baixar para usar.

Mas isso não é tudo! É extremamente importante que você mude o nome da foto antes de enviar para o seu post. Nunca carregue uma imagem em um post com o nome que a própria câmera dá (ex: IMG_4810). Pois esse nome não diz nada para o Google. Esse é o primeiro passo do SEO do post, que começa ainda antes do post.

SEO para blogspot
Faça o nome da imagem representar palavras chaves do seu post ou que representem a imagem. Lembre-se, o Google lê o texto e assim interpreta a imagem para passar para os pesquisadores da busca. 

Preparada as imagens com exito, depois de todos esses passos, vamos para a parte do post com as ferramentas que o blogger oferece para otimização. Agora começamos o SEO dentro do Blogger.

Use as ferramentas de post do Blogger

Quando você vai estruturar o texto, é importante você usar as ferramentas de formato. Ela está sempre configurada em normal, mas existe também a opção título, subtítulo e título secundário. Quando você abre a ferramenta, percebe que normal está em "último lugar"? Isso porque ele é o que menos tem relevância dentro da ordem de formato.

Claro que isso não quer dizer que você tenha que escrever todo o texto como título. Nossa, nem consigo imaginar o quanto isso seria terrível hehehe. E sim que, em vez de você escrever algo no texto, que seja um título, só com o normal + negrito + tamanho maior, você escreve normal e depois seleciona a frase para ferramenta de título.

No fim, esteticamente, talvez fique parecido, mas usar esta ferramenta ajuda nos códigos para avisar para o Google os conteúdos mais importantes do post. Pois ao ativar essa ferramenta ela também ativa um código <h1>, <h2>, que você não vê, mas para os robozinhos que trabalham nos buscadores faz toda diferença.

O importante é pensar que seu post nunca pode ser apenas um texto corrido. Crie títulos e subtítulos e use essa ferramenta para tal. Eleva muito a pontuação do seu post, além de deixar o conteúdo mais explicativo, com tópicos, para seus leitores.

Outras táticas de texto também ajudam muito na compreensão de seus posts tanto para os leitores como para o Google. Usar algumas palavras chaves em negrito é uma delas. Mas de texto temos muito que conversar, então fica para o próximo post.

SEO no Blogger: Use as ferramentas de SEO nas postagens

Outra coisa muito importante na hora que você está criando o post é observar o Link permanente do post. Ele fica nas funções à direita e é o link que será o seu post. Um dos principais itens que o robô do Google analisa e que é considerado um dos mais importantes é o endereço da página ou, no caso, o endereço do seu post (esse link).

O blogger gera um link automático baseado no título da sua postagem, mas quando o título é grande, o link pode ficar com o texto quebrado ou sem sentido como no exemplo da imagem ali em cima. Para mudar basta selecionar link permanente personalizado. Irá abrir uma janelinha onde você escreve como quer o link. Após, é só clicar em concluído.

Assim você cria um link para o seu post, que além de "falar por si" nas divulgações em redes sociais, ajudará muito o Google a saber o que você está falando em seu texto. É importante que você utilize a palavra-chave do seu post nesse link.

Também lembre-se de sempre adicionar a descrição, que fica também nesta parte à direita. Como falei no post anterior, o pequeno parágrafo de descrição é muito importante. Ele é um resumo do que você vai tratar em seu post. Ele é lido pelas redes sociais e buscadores, e ajuda muito a passar seu conteúdo para os leitores interessados.

Mais textos para as imagens

Por último mas não menos importante, após adicionar a imagem no seu post, você precisa adicionar um texto à ela. Sim, além de já ter personalizado seu nome antes de colocar a imagem, agora com ela no post, você adiciona mais informações a essa foto.

SEO no Blogger: Use as ferramentas de SEO nas postagens

Para adicionar basta clicar em cima da imagem. Aparecerá várias funções e uma delas é propriedades. Ao clicar abrirá uma janela onde você terá dois espaços para preencher. São duas chances a mais para mostrar para o Google o que sua foto quer transmitir, afinal, o Google ainda não consegue ler imagens se não for desta forma.

Esse texto acrescentado também aparecerá para o leitor quando ele colocar o mouse em descanso em cima da imagem. E agora me diz, você já ajudava assim o Google a te encontrar? Ou não fazia nada desses passos? O bom é que agora você já sabe, e vai mudar isso. Com certeza esse pequeno checklist nos seus posts irá melhorar bastante seu engajamento ao longo do tempo.

Agora é a sua vez!

E não esqueça de compartilhar o post com as amigas blogueiras, pois todas merecem saber deste checklist e a importância dele para melhorar o engajamento de posts e do blog.

9 comentários

  1. nossa, eu preciso mt aprender mais sobre SEO, utilidade pública esse seu post com mt boas dicas

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas, é muito importante isso tudo pra deixar nosso blog sempre á vista para mais visualizações.
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, tanta coisa para aprender neste mundo de blogue e redes sociais, vou apontar direitinho e colocar em prática, espero que dê certo 🤞
    Um beijinho enorme **

    https://bauderecordacoes24.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Essas dicas são muito boas. Eu já sabia algumas delas mas acredito que seja uma boa matéria para muita gente!

    O meu blog: https://celinaporai.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  5. Uso essas técnicas e realmente faz diferença...As visitas aumentam a cada dia

    ResponderExcluir
  6. amei as dicas todas incriveis eu estava mesmo precisando delas

    ResponderExcluir
  7. Opa! Ja adorei todas essas dicas. Nao conhecia , mas ja salvei tudo aqui

    ResponderExcluir
  8. OI Monique,
    Ótimas dicas. Essas das imagens eu já uso sempre. Mas no início não sabia disso. Post muito útil.
    beijos
    CHris

    ResponderExcluir
  9. Meu Deeeeus ajudpu demais! Já estou aplicando todas as dicas!

    ___________

    - Conhece meu cantinho? Te encontro lá, hein?

    Blog Meu Baú de Estrelas
    Meu Canal no Youtube
    Instagram
    Twitter
    Blog Bilhetes de Busan

    ResponderExcluir