6 Dicas para um Blog Profissional

6 Dicas para um Blog Profissional

Olá meninas, hoje vim dar algumas dicas do que, ao meu ver, é muito importante você começar a pensar e fazer, a partir do momento que você decide pensar no seu blog e redes sociais como um negócio. Eu quero ganhar dinheiro com o meu blog, e agora?


Domínio Próprio

Sim, é melhor já começarmos por aqui. Um dos tópicos mais importantes. O blog precisa ter domínio próprio. Muitas empresas só fecham parcerias pagas com blogs que já tem domínio. Isso dá mais confiança para a empresa, afinal, se o blogueiro está investindo em seu blog, ele não desaparecerá de repente com o dinheiro da empresa não é mesmo?

O domínio próprio é o seu www.meublog.com.br e não blogdspot.com ou wordpress.com ou qualquer outro. É uma questão de mostrar profissionalismo. E o valor não é nada absurdo. Com um investimento de R$40,00 (em média) por ano, você tem o seu nomezinho só para você.

Layout Personalizado

Quando a gente está começando, um layout (ou template) free salva nossa vida. Existem bonitas opções na internet, mas, quando você começa a pensar em um "blog profissional", você já necessita de algo mais personalizado, que tenha a sua cara. Sem contar que um layout personalizado, será só seu.

Infelizmente, esse é o mundo dos negócios, e como tal, você precisa investir primeiro para lucrar depois. Invista no domínio, no layout, em recursos para tornar seu dia mais produtivo, mas principalmente, invista em você! Fazer cursos, estar sempre antenado nas novidades, é a melhor coisa para conseguir aproveitar o melhor que a rede online tem a lhe oferecer, tanto o blog como as redes sociais, se você cria conteúdo para mais de uma plataforma.

Você tem que saber de SEO

Não importa a plataforma que você usa. Aquela briga sem fim: blogger é melhor ou wordpress? Isso não imposta tanto se você aproveitar ao máximo o SEO da sua plataforma e blog. Mas o que é isso? SEO de blog nada mais é que a otimização da sua plataforma para as ferramentas de busca. Ahhh.. empresárias, isso vale também para site.

Nós enxergamos o design de uma página, mas o google e as outras ferramentas de busca enxergam por dentro, enxergam os códigos, números e palavras. Infelizmente o google ainda não lê imagens. Quer dizer, lê se você ajudar ele. Mas esse assunto é amplo, e vou falar em muitos posts por aqui, principalmente com passo a passo de como configurar no blogger que é a ferramenta que utilizo.

Mídia Kit

Já é cada vez mais comum, as empresas pedirem o seu Mídia Kit para analise para futuras parcerias. Isso porque, ele é um documento com dados, que ajudam a empresa a saber se o seu blog é o local ideal para eles divulgarem seus produtos. Nele, além de visualizações, faixa etária de seus leitores e os dados de redes sociais (curtidas, seguidores, etc), você pode abusar de mais informações persuasivas.

Por exemplo: você pode colocar ações - e seus resultados - que você tenha feito em seu blog ou redes sociais, como sorteios e o envolvimento que eles trouxeram. Você também pode apresentar comentários de pessoas que visitam suas redes e que falam bem do seu trabalho, ou que já compraram algo com suas dicas.

Por isso, é importante sempre tirar print, quando recebe feedbacks. Não importa em qual das suas redes estiver. Essa é uma ferramenta muito legal para mostrar para a empresa que você tem seguidores fiéis e que seu conteúdo chama a atenção deles.

Faça Backup

Fazer backup do layout/template é primordial. Mas só isso não é suficiente. As pessoas podem hackear seu blog e excluir tudo que tem nele. Nem quero pensar na tristeza de perder anos de trabalho e conteúdo. Por isso, faça a cada semana, ou no máximo, a cada mês, backup do seu conteúdo (páginas, postagens e comentários).

As ferramentas de blogs já disponibilizam isso (se quiser saber como fazer no blogger, eu posso criar um tutorial), e é sempre melhor prevenir do que remediar. Sem contar que, se você mudar de plataforma, também terá o conteúdo para importar na nova e não perder nada do que já fez até hoje.

O que você irá mudar hoje?

Espero que tenha gostado dessas seis primeiras dicas do Quero ser Blogueira. Você já sabia de tudo isso? Vai mudar algo ou investir a partir de hoje? Não deixe de comentar com a sua opinião. Sempre me ajuda a trazer conteúdos novos, e saber se você está gostando das dicas :)

Um comentário

  1. Oi Monique, essas dicas são super valiosas, eu já sabia de varias, mas ainda não as coloquei em pratica :p
    O que eu mais gostei foi que nunca tinha pensando em algumas coisas, e como cada ação é importante para conseguir mais seguidores, parceiros e leitores, agregando um real valor ao nosso trabalho.

    Sucesso para seu blog; Beijos.
    https://garotaeraumavez.blogspot.com/

    ResponderExcluir